Anemia, um mal que pode ser evitado.

anemia

Pois é, a anemia costuma ser diagnosticada principalmente em crianças, gestantes, lactantes e em mulheres adolescentes ou já em fase adulta.

A sua principal causa é a deficiência de ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas no organismo e os seus principais sintomas são bem característicos: fadiga, falta de apetite, apatia e a palidez da pele e das mucosas. O diagnóstico pode ser constatado através de um exame de sangue, se você se encaixa nos sintomas, vale checar.

Você pode achar que não, mas a sua alimentação está diretamente ligada ao tratamento da anemia. Muitas vezes você nem precisará recorrer a medicamentos para tratar esse mal. Uma alimentação saudável e balanceada pode ser o melhor remédio. Entre os alimentos de origem animal, destaque para o fígado, forte combatente da anemia. Já no universo dos vegetais temos uma maior variedade: o espinafre, o agrião, a couve, a beterraba e o brócolis. Nas leguminosas destacamos o feijão e a lentilha.

Vale lembrar que as mamães que ainda amamentam tem posse de um forte aliado na prevenção da anemia: o leite materno. Estudos apontam que bebês que contraem anemia tiveram um curto período de amamentação ou uma precoce introdução de outros alimentos neste período crucial de desenvolvimento.

Munidos de todas essas informações você está pronto para se prevenir e zelar pela sua saúde. Não deixe de visitar um médico hematologista, ele poderá te orientar melhor em caso de um diagnóstico positivo. Não se automedique sem instruções médicas em hipótese alguma. Cuide da sua saúde, o seu maior bem.

 

Fonte: Minha Vida

 

 

 

 

© 2015 Santa Rita Comercial Ltda. Todos os direitos reservados.