Por que sofremos de cãibras?

diagnostico-diferencial-da-caibra-2 (1)

 

A cena é comum para qualquer pessoa: de repente, surge aquela sensação horrível, como se o músculo estivesse sendo repuxado com força e rapidez. E o pior, ela não escolhe hora para acontecer. A cãibra pode surgir no meio da noite, ao se mexer na cama, no meio de uma caminhada ou até mesmo quando estamos sentados trabalhando.

 

Mas afinal, o que causa a cãibra? Esse é um assunto bastante discutido por especialistas, que ainda não encontraram a resposta exata para o problema. É sabido que, no caso de cãibra ao realizar uma atividade física, sua causa pode ser o mal condicionamento ou até mesmo uma alimentação com falta de nutrientes, que causam o espasmo.

 

E durante a noite? Qual é a explicação? Para os que fazem muito esforço físico ao longo do dia, essa é uma forma do corpo responder ao cansaço. Aos que não fazem, a razão pode ser a falta de sódio. Expelido pela urina e o suor, o sódio é perdido ao longo do dia e precisa ser reposto. Caso não seja, o organismo começa a utilizar o sódio do músculo, gerando uma resposta nervosa que causa cãibra.

 

Pessoas que possuem insuficiência renal e/ou fazem hemodiálise também sofrem com a perda de sódio no sangue e, consequentemente, podem sentir mais dores.

 

Até hoje, não existe um tratamento certo para cãibras. Mas alguns métodos podem ajudar, como trabalhar o condicionamento físico antes de realizar exercícios e beber bastante água e isotônicos, para repor os nutrientes.

 

 

© 2015 Santa Rita Comercial Ltda. Todos os direitos reservados.