A hipertensão entre jovens e crianças é real

saude-jovem-com-pressao-alta

 

Durante os primeiros anos da adolescência, preocupações com a saúde não costumam ser constantes em rodinhas de conversas entre jovens. A hipertensão, muito menos. Há um sentimento coletivo de que o problema de pressão alta atinge apenas idosos, o que não é verdade.

Apenas no Brasil, a pressão alta afeta mais de 3,5 milhões de crianças e adolescentes, segundo dados colhidos pela a Sociedade Brasileira de Hipertensão. A obesidade infantil é a porta de entrada de muitos no mundo da hipertensão e seus problemas. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade dos meninos – 51,4% - e 43,8% das meninas entre 5 e 9 anos estão acima do peso.

Justamente na fase das descobertas da vida, alguns consumos rotineiros, como fast-food, pães, enlatados, embutidos, refrigerantes, bolachas e macarrão instantâneo possuem grandes quantidades de sódio, fazendo desses alimentos os maiores vilões - aliados, é claro, ao sedentarismo. Fatores hereditários também podem ser influenciadores. Por isso, é recomendada a aferição da pressão arterial regularmente, inclusive durante os primeiros anos de vida, com visitas ao pediatra.

© 2015 Santa Rita Comercial Ltda. Todos os direitos reservados.