Será o fim do refil de refrigerantes e dos saleiros?

santa-rita-fast-food

Com a justificativa de reduzir o consumo excessivo de sal e açúcar, o Ministério da Saúde está propondo a restaurantes e redes de fast-food pela eliminação do refil de refrigerantes, onde o consumidor, pagando um valor fixo, consome a bebida ŕ vontade. Também é sugerida a exclusão dos saleiros sobre as mesas, o que incentivaria a ingestão de sal em níveis maiores que os recomendados.


Segundo o Ministério, o refil aumenta em até 30% o consumo de refrigerantes nos estabelecimentos. "Caso não cheguemos a um resultado comum, vamos estudar uma outra medida", afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele anunciou ainda outra medida que está em estudo para tentar reduzir o consumo excessivo de sal e açúcar no País: a mudança das embalagens destes produtos, que passariam a apresentar um dosador.


As estratégias foram apresentadas no último dia 13 de junho, durante o anúncio dos resultados do acordo de redução de sal com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), firmado em 2011. Estudos indicam que o brasileiro usa sal em excesso e não se dá conta de ter esse comportamento de risco. A média de consumo diário do ingrediente no Brasil é de 12 gramas, mais do que o dobro recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 5 gramas diárias.

© 2015 Santa Rita Comercial Ltda. Todos os direitos reservados.