Por que é tão importante amamentar até os 6 meses de vida do bebê?

Imagem Texto  1 Blog  Abril

Até os seis meses de vida, o bebê só precisa de um alimento específico: o leite materno. É comum a indicação de água, chás e sucos, mas apenas o leite materno supre todas as necessidades bebê. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as mamães amamentem seus filhos exclusivamente até os seis meses e, continuem com a amamentação até os dois anos de idade.

O sistema digestivo do bebê se desenvolve lentamente até os seis meses, por isso, a criança não está preparada fisiologicamente para outro alimento. Até o sexto mês, o intestino é imaturo, e não consegue filtrar muitas substâncias que podem ser alergênicas e acaba deixando-as passar para a corrente sanguínea. O que pode desencadear alergias alimentares na criança. Durante esse período o bebê não consegue deglutir adequadamente, seu primeiro reflexo é expulsá-lo da boca com a língua, pois neste momento ela está apenas preparada para sugar, e não mastigar e engolir.

Os motivos citados acima já apresentam grande valia, mas a real importância da amamentação é o poder que o leite materno possui:

·      Anticorpos passados da mãe, para fortalecer o sistema imunológico do bebê;

·      Proteínas de fácil digestão absorvidas pelo organismo, que ajudam a controlar o sono do bebê e redução de risco de intoxicação e alergias alimentares.

O leite materno alimenta o bebê, e nutre a relação de mãe e filho. Amamente!

 

© 2015 Santa Rita Comercial Ltda. Todos os direitos reservados.