Micoses
As micoses são causadas por fungos que se proliferam em locais quentes e húmidos. Por isso, são tão frequentes no verão, a estação onde as pessoas passam mais tempo no mar e na piscina, ao mesmo tempo que se expõem ao sol.
Os casos mais comuns de micose são as frieiras entre os dedos e a dermatofitose, manchas brancas ou avermelhadas que causam coceira e costumam aparecer na virilha, axila e pescoço.
Como evitar?
Tente manter a pele sempre seca. Depois de sair da piscina ou do mar, enxugue o corpo com uma toalha limpa e, sempre que possível, troque as peças molhadas, como biquíni, maiô, sunga, bermuda, etc.
Desidratação
No verão, ficamos mais expostos ao sol e ao calor, como consequência acabam perdendo muito líquido. Mesmo quando não há suor aparente. O maior problema é que as pessoas não se dão conta disso e acabam se desidratando.
Como evitar?
Beba muita água. Os especialistas recomendam pelo menos três litros por dia, durante o verão ou outros dias mais quentes. O consumo de frutas que contenham líquido, como melancia, laranja, melão, também contribuem com a hidratação.
Insolação
No verão as temperaturas sobem e é preciso ter muito cuidado com o sol, principalmente no período das 10h às 16h, momento em que os raios ultravioletas estão mais fortes. A exposição excessiva pode levar à insolação, quando a temperatura corporal aumenta, podendo chegar a 40° C, há febre, náuseas, diarreia e vômito.
Como evitar?
Proteja-se do sol com chapéus e roupas que cubram a maior parte do corpo. Evite tomar sol e se exercitar em horários mais críticos, além de se manter bem hidratado.
Queimadura
Estar exposto ao sol também pode causar queimaduras. A falta de protetor solar para permanecer ou ter contato com o sol é a maior causadora desse mal. As queimaduras podem ser de primeiro grau, quando a pele fica vermelha, ou de segundo grau, quando apresenta bolhas. Outro tipo de queimadura é a fitofotodermatose, que são manchas escuras causadas pelo contato com o caldo de frutas cítricas ou perfume e a exposição ao sol.
Como evitar?
Use sempre o protetor solar. A recomendação é que o produto seja utilizado mesmo em dias nublados, pois os raios também estão presentes nesses casos. Reaplique o protetor a cada duas horas.
Após espremer ou ter contato com alguma fruta cítrica lave bem as mãos e o rosto e não use perfume para ir à praia ou piscina.
Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar é causada por bactérias, vírus e parasitas, que costumam se proliferar em temperaturas quentes. Carnes cruas ou brancas, como peixe e frango, e ovos são os locais onde eles costumam se instalar. A intoxicação alimentar costuma causar náuseas, cólicas estomacais, vômito e diarreia.
Como evitar?
Tenha bastante cuidado ao comer nessa época do ano, principalmente fora de casa. Fique atento sobre o tempo que a comida está exposta e o contato que teve com outras pessoas. Em casa, mantenha os alimentos bem armazenados, dentro da validade e refrigerados.