Dia Mundial do Meio Ambiente alerta sobre cuidados

SAN_IMAGEM-BLOG-DIA-DO-MEIO-AMBIENTE

Em 5 de junho, o planeta celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas será que temos algo para comemorar?

Atualmente, as discussões sobre como preservar o meio ambiente destacam a questão da geração e descarte de lixo plástico nos oceanos. No ano passado, por exemplo, a mensagem da UNESCO era: “Acabe com a poluição plástica”. Uma preocupação que tem origem no volume descartado no meio ambiente, cerca de um terço das embalagens de plástico.

Muito se fala sobre o que pode ser feito para minimizar essa exposição de ecossistemas a poluentes como o plástico. Entre as atitudes adotadas pelas pessoas físicas e empresas no mundo inteiro está a proibição do uso de canudos de plástico.

Além dessa atitude, outras medidas podem ser adotadas:

- Troque lâmpadas. Utilize aquelas que puxam menos energia e fique de olho se as luzes de todos os cômodos estão apagadas.

- A economia de papel pode ajudar a reduzir o número de árvores desmatadas. Você pode adotar a medida no trabalho, utilizando folhas de rascunho e incentivando a reciclagem.

- Evite gastar água deixando torneiras abertas ou tomando banhos muito longos.

Você também pode cobrar ações das autoridades locais, exigindo o serviço de coleta seletiva. Todos devemos lutar pela preservação do meio ambiente, nossa vida e a sobrevivência das gerações futuras também.

 

Mais do que celebração, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado para a conscientização das pessoas. Esperamos que todos possam contribuir com essa luta.