Dia Mundial do Doador de Sangue é um chamado para novos voluntários

SAN_IMAGEM-BLOG-DOADOR-DE-SANGUE

A associação de que doar sangue é doar vida é real e muito importante. Não existe substituto industrial para o sangue, não existe sangue artificial ou a possibilidade de compra-lo para o uso em transfusões.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, que pertence ŕ Organização Mundial da Saúde, 45% do sangue para transfusões na América Latina e Caribe é oriundo de doações voluntárias.

Em períodos frios, como no inverno, os bancos de sangue costumam reforçar suas campanhas, já que sofrem uma baixa na quantidade de doações recebidas. Porém, o mesmo não acontece com a demanda vinda dos hospitais. Por isso é tão importante que os doadores tenham total comprometimento com a regularidade das doações e mais pessoas se solidarizem com a causa.

Veja quais são os requisitos para doar sangue, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde:

- Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

- Estar bem de saúde;

- Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

- Pesar mais de 50 Kg;

- Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

 

No dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue alerta sobre a importância de ser um doador voluntário. Contribuindo para que mais pessoas possam recuperar a saúde.