Luta Contra Hepatites Virais inspira criação do Julho Amarelo

SAN_IMAGEM-BLOG-HEPATITE

O Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais foi instituído pela Organização das Nações Unidas. A data foi escolhida após a iniciativa e movimentação de profissionais brasileiros, que perceberam a necessidade de alertar a população sobre o assunto.

Os tipos de hepatite comumente encontrados são A, B e C. A doença pode causar infecção crônica no fígado, câncer, inflamação. E sua transmissão pode acontecer através de alimentos contaminados, a partir do compartilhamento de seringas e por relações sexuais desprotegidas.

Para prevenir a hepatite B, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas pata jovens de até 29 anos. Ela está inclusa no calendário de vacinação de crianças e jovens. Além disso, medidas como o uso de preservativos nas relações sexuais, utilizar materiais esterilizados em estúdios de tatuagem e piercings e não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure em salões de beleza ajudam na prevenção da hepatite.

Visitar o médico com regularidade também é a maneira de mais eficiente de prevenir doenças ou tratá-las no início, evitando seu desenvolvimento quando possível.

Cuide da sua Saúde!