Por que você deveria parar de fumar agora

SAN_IMAGEM-BLOG-PARAR-DE-FUMAR

Criado para reforçar ações nacionais de sensibilização e mobilização sobre os riscos causados pelo tabaco, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, deve estar na pauta no calendário de saúde de diversas instituições públicas e privadas.

Em 1986, a Lei Federal 7.488 inaugurou a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. Pela quantidade de pessoas que sofrem de doenças causadas pelo cigarro.

Apesar de ser um cenário preocupante, em que temos 21 milhões de fumantes no Brasil, de acordo com informações divulgadas pelo IBGE em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz, mais de 25 milhões de pessoas abandonaram o cigarro no país, é o que afirma a Pesquisa Especial de Tabagismo - PETab: relatório Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Mas é preciso estar consciente de que não é tão fácil parar de fumar, o tabagismo causa dependência e é preciso oferecer todo apoio para as pessoas dependentes nesta fase. Em muitos casos, o atendimento psicológico é necessário.

É preciso que essas pessoas saibam os riscos que o cigarro representa. No relatório World Cancer Report 2008, elaborado pela Organização Mundial da Saúde constatou que metade dos fumantes vai morrer por conta de doenças relacionadas ao tabaco.

O fumo está relacionado à causa de diversos tipos de câncer, além de causar problemas de infertilidade em homens e mulheres, derrame, infarto, diabetes.