Cuidar da saúde deve ser sinônimo de prevenção

SAN_IMAGEM-BLOG-CUIDAR-DA-SAUDE

O Brasil celebra em 5 de agosto o Dia Nacional da Saúde, criado com o objetivo de conscientizar a população sobre o valor da saúde e dos cuidados nesta área. Além disso, a data é uma homenagem ao médico sanitarista, Oswaldo Cruz, responsável por trabalhar pela erradicação de epidemias como a peste, febre amarela e varíola no país.

A celebração desta data quer chamar a atenção da população sobre tornar a saúde um hábito e isso envolve uma mudança ou a inclusão de comportamentos que incluem cuidar da alimentação, não deixar de aproveitar as horas descanso, realizar atividades físicas, manter a higiene pessoal em dia e cuidar da saúde mental.

O resultado da adoção dessas iniciativas é uma vida mais equilibrada. Atividades intelectuais como a leitura também ajudam a manter a sua saúde em dia, estimulando o bom funcionamento da memória.

Cuidar da saúde não é só remediar doenças, mas prevení-las mudando comportamentos que auxiliem nesse sentido. Os resultados de manter hábitos saudáveis podem ser colhidos a longo prazo, com um sistema imunológico mais resistente e mais disposição para realizar diversas atividades.