Setembro Amarelo reforça luta pela prevenção ao suicídio

SAN_IMAGEM-BLOG-COMBATE-AO-SUICIDIO

 

Falar sobre suicídio sempre foi um tabu entre as pessoas. Mas nos últimos tempos o que se tem percebido é que trazer o assunto para a pauta social é também uma questão de saúde pública. Isso pode ajudar a entender os motivos que levam uma pessoa a tirar a própria vida.

Dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. É a partir desta data que nasceu a campanha Setembro Amarelo, com objetivo de dedicar o mês inteiro para falar sobre os motivos que podem levar alguém ao suicídio, ressaltando a importância de dar atenção e os cuidados necessários às pessoas.

A Organização Mundial da Saúde divulgou dados que revelam que, 800 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo que o número de jovens aumentou entre pessoas abaixo dos 20 anos e também entre aquelas acima dos 70.

No caso dos idosos, a solidão, o afastamento social que sofrem, a diminuição do ritmo das relações sociais conforme o avanço da idade pode colaborar para que se sintam sozinhos. Já os jovens podem estar vivendo momentos de falta despropósito e falta de identidade ou projetos que lhes deem incentivos concretos na vida.

O Centro de Valorização da Vida é um órgão criado para auxiliar pessoas que estão em sofrimento psicológico. Oferecendo orientações, encaminhamentos e atendimentos emergenciais, para quem está com a intenção de cometer suicídio. Neste caso, basta ligar gratuitamente para o número 188 para receber apoio emocional e preventivo.

É muito importante ressaltar que, apesar de esta ser uma campanha sazonal, o apoio e a luta pela prevenção do suicídio devem acontecer todos os dias. Se você conhece alguém que está com problemas, procure ouvi-lo sem julgamentos e mostre que existem alternativas como o CVV, tratamento psicológico e psiquiátrico. Dê o seu apoio.