Informação é o caminho para prevenir o câncer de mama

SAN_IMAGEM-BLOG-OUTUBRO-ROSA

Todo ano, no mês de outubro, o mundo inteiro celebra a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população e combater o câncer de mama, considerado o tipo mais comum entre as mulheres no mundo inteiro.

A doença é causada pela multiplicação desordenada de células na mama, um processo que pode gerar células anormais que formam o tumor. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns evoluem rapidamente enquanto outros podem evoluir lentamente.

Todos os anos, durante a campanha, os órgãos de saúde reforçam a importância do acompanhamento médico e autoexame, que ajudam no diagnóstico precoce da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, se detectado em fases iniciais, a maioria dos casos pode receber tratamentos menos agressivos e "com taxas de sucesso satisfatórias".

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a mamografia seja realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, como maneira de prevenir ou detectar precocemente os sinais do câncer de mama. Mas também é importante que as mulheres conheçam o próprio corpo, realizando o exame de toque para identificar qualquer anormalidade na mama.

O tratamento da doença vai de acordo com a fase em que estiver e do tipo de tumor encontrado, podendo variar entre cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia e terapia biológica. O especialista saberá indicar a maneira mais adequada.

Compartilhar informação é a melhor maneira de prevenção de doenças. Converse com suas amigas e familiares, falem sobre a importância da prevenção ao câncer de mama por meio do autoexame e das consultas regulares ao médico.