Desde meados de março, o comércio em diversos Estados do Brasil fechou as portas e está tomando novas medidas para continuar atendendo a população sem expor funcionários e clientes ao risco de contaminação pelo coronavírus.
Quem pode, está fazendo home-office, ou seja, utilizando seus computadores para trabalhar de casa. O que pode trazer muitas distrações, já que a atividade profissional muitas vezes se mistura às atividades do lar. Estabelecer uma rotina é fundamental para que o trabalho não perca a qualidade e você possa ter um dia mais produtivo.
• Prepare um espaço exclusivo para o trabalho: o seu cérebro está acostumado à sua rotina de acordar todos os dias no mesmo horário, deslocando-se para o trabalho e encontrando um espaço programado para que você desenvolva as atividades profissionais. Em casa, você deve fazer o mesmo. Escolha um lugar adequado onde você pode preparar uma estação de trabalho, organizada com os objetos que usa para tal e crie uma rotina que motive seu cérebro durante o desenvolvimento do trabalho nesse espaço.
• Liste suas tarefas: a lista pode ser um ótimo recurso para organizar suas atividades. Assim você não fica perdido sobre a prioridade das entregas, não perde os prazos e consegue visualizar se as atividades estão progredindo ao longo do dia. Além de manter controle sobre o tempo que leva para concluir cada atividade.
• Crie uma agenda e estipule prazos: além das datas de entrega já combinadas com seu chefes e clientes, organize o dia e estabeleça seus próprios prazos. Isso inclui determinar quais horários serão de descanso e em que momento você deverá manter foco total nos projetos de trabalho. Desenvolvendo uma programação diária também para as atividades de casa
• Colaboração e contato: mostre-se disponível para colaborar com seus colegas de trabalho, estando acessível para conversas, esclarecimento de dúvidas e transferências de informações nos horários de trabalho. Assim, você ajuda a fortalecer sua equipe e colabora para que o fluxo de trabalho de todos seja produtivo.
Converse com as pessoas que moram com você sobre a melhor maneira de organizar a rotina da casa para que todos colaborem com seus hábitos de trabalho. Dicas na mão, desenvolva a sua rotina e bom trabalho!