Três benefícios da amamentação para mães e bebês

SAN_IMAGEM-BLOG-AMAMENTACAO

Em 2020, o tema escolhido pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA), fundação internacional que atua na luta pró-amamentação, para apoiar a Semana Mundial da Amamentação é "Apoie a amamentação para um planeta mais saudável". A campanha segue os direcionamentos estabelecidos durante a formação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, lançando um olhar sustentável para o ato de amamentar como forma de melhorar a saúde das pessoas, estabelecendo vínculos entre a amamentação e o meio ambiente e observando os impactos nos rumos sociais.

A amamentação é mais que um ato de amor, ela gera transformação social pois trata-se de um alimento natural fundamental para o crescimento saudável dos bebês, ajudando a prevenir doenças para a mãe e para o filho.

·         O leite materno supre todas as necessidades de alimentação do bebê durante os primeiros meses de vida. A amamentação em livre demanda, oferecida sempre que o bebê sentir vontade e pelo tempo que ele estiver mamando garante que seu bebê esteja bem alimentado e satisfeito, suprindo as necessidade de alimentação e nutrientes que seu filho precisa até o período de introdução alimentar, que costuma ser iniciado quando o bebê completa seis meses. Além disso, o pediatra poderá oferecer orientações para casos específicos, em que exista a necessidade de reforço na alimentação.

·         Evidências científicas apontam para um melhor desenvolvimento cognitivo em crianças que foram amamentadas. Um estudo recente, realizado por pesquisadores do Hospital de Los Angeles, com colaboração da Universidade da Califórnia, em San Diego, provou que o leite materno possui um carboidrato em sua composição, chamado de 2'FL, que contribui com o aumento no neurodesenvolvimento precoce dos bebês. Estimulando sua capacidade de aprendizado.

·         De acordo com informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o risco de desenvolver câncer de mama para mulheres que amamentam é 22% menor quando comparado às mulheres que nunca amamentaram. Além disso, as mulheres que amamentaram por mais de seis meses têm 3 vezes menos chances de falecer pela doença. Outro fator importante é que mulheres que amamentam, têm menos risco de desenvolver câncer do endométrio e de ovários.

A Semana Mundial de Amamentação é um reforço para que a população conheça os benefícios desse ato necessário para a saúde de mães e bebês. Encorajando mulheres a amamentar com liberdade e segurança.

 

© 2015 Santa Rita Comercial Ltda. Todos os direitos reservados.