Homens se unem na luta contra o câncer de próstata

SAN_IMAGEM-BLOG-NOVEMBRO-AZUL (1)

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a campanha nasceu em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que afetam diretamente a população masculina. Atualmente, órgãos governamentais de saúde têm mantido foco em promover ações de conscientização para a luta contra o câncer de próstata, o segundo mais recorrente entre os homens, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados do INCA estimam que a cada ano sejam diagnosticados aproximadamente 70 mil novos casos de câncer de próstata no país e devem ocorrer cerca de 15 mil mortes no período no Brasil. A evolução da doença é silenciosa, muitos pacientes não apresentam qualquer sintoma durante sua evolução, o que torna ainda mais importante a realização de exames preventivos para que seja identificada ainda nas primeiras fases.

Conheça alguns sintomas do câncer de próstata:

·         Dificuldade ao urinar

·         Necessidade de urinar com mais frequência

·         Durante a fase avançada pode causar dor óssea

·         Presença de sangue na urina ou no sêmen

O histórico familiar de câncer de próstata, obesidade e raça, considerando que a incidência de câncer de próstata é maior em homens negros, devem ser consideradas para que os cuidados de prevenção comecem cedo.

Saiba como se prevenir:

O diagnóstico precoce é a maior chance de cura para o câncer de próstata. Além da realização do exame de toque retal, seguindo as recomendações médicas:

·         Homens a partir de 45 anos que apresentam fatores de risco (hereditariedade, obesidade e homens negros) devem começar a realizar os exames preventivos

·         Homens a partir dos 50 anos que não apresentam fatores de risco

O exame de toque retal permite que o médico avalie a existência de alterações na glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Além do exame antígeno prostático específico (PSA).

Caso o médico identifique alguma alteração durante o exame, ele pode solicitar biopsia. O especialista irá indicar a melhor forma de tratamento, considerando todos os aspectos de vida e histórico do paciente. O importante é tomar todos os cuidados e realizar os exames anualmente.

 

© 2015 Santa Rita Comercial Ltda. Todos os direitos reservados.