Compartilhamento de informações sobre hanseníase ajuda a combater preconceito

SAN_IMAGEM-BLOG-COMBATE-HANSENIASE

 

A hanseníase ou Mal de Hansen é uma doença de pele infecciosa e contagiosa que afeta os nervos e a pele. Por muito tempo, a doença era chamada vulgarmente de lepra e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Como a hanseníase é transmitida

A hanseníase é uma doença contagiosa que pode ser transmitida através de gotículas que saem do nariz ou através das gotículas de saliva, quando a pessoa infectada fala, espirra ou tosse. Pacientes que realizam tratamento regularmente e que já estão de alta não transmitem mais a doença.

Quais são os sintomas da hanseníase

Os sintomas incluem manchas vermelhas ou claras pelo corpo, além da redução da sensibilidade nessas áreas. Os pacientes também sentem formigamento, fisgadas e dormência nas extremidades do corpo. Além disso, podem aparecer caroços e placas no corpo e a pessoa infectada pode sentir a diminuição da força muscular.

A hanseníase tem tratamento e cura?

A doença tem cura e o tratamento está disponível em unidades básicas de saúde. O paciente recebe a medicação no local do atendimento e deve tomar naquele momento, em seguida ele é orientado a continuar o tratamento em casa, por cerca de 28 dias, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença não mata, mas pode causar deformidade se não for tratada de maneira precoce.

Combatendo o preconceito e a desinformação

A criação do Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase tem o objetivo de alertar a população e as autoridades públicas sobre a importância de prevenir a doença e oferecer tratamento adequado para as pessoas que buscam atendimento de saúde para tratar a hanseníase. A data também busca espalhar informação que ajude a quebrar preconceitos a respeito das pessoas infectadas. É necessário saber que existe tratamento e que quem passou pelos cuidados de saúde e recebeu alta não oferece qualquer risco de transmissão.

 

© 2015 Santa Rita Comercial Ltda. Todos os direitos reservados.