Combate a uso de drogas e álcool reforça luta contra dependência química

SAN_IMAGEM-BLOG-combatedrogasSAN_IMAGEM-BLOG-combatedrogas

A luta contra o consumo de drogas e álcool ganhou ainda mais força quando a Organização das Nações Unidas (ONU) considerou a dependência química um transtorno cerebral como estão listados outros problemas psiquiátricos e neurológicos.

Segundo informações da Agência Brasil, um estudo realizado por especialistas em 11 país e desenvolvido pela ONU em 2004, relata "descobertas sobre mecanismos cerebrais que regem a dependência química, analisa as implicações éticas de algumas formas de tratamento e faz recomendações para as políticas de programas governamentais dos países filiados".

Na época o relatório foi lançado no Brasil, por conta dos esforços que o país já realizava para disponibilizar tratamento para dependentes químicos na rede pública de saúde. Nesse período, o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC) relatou que 205 milhões de pessoas em todo mundo usavam algum tipo de droga lícita ou ilícita.

Dados mais atuais, do Relatório Mundial Sobre Drogas, lançado em 2015 pelo UNODC, destacam que cerca de 246 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos usaram drogas ilícitas em 2013. 

O Centro Regional de Referência em Drogas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica como a dependência química é caracterizada:

ü  A perda do controle do uso da droga, o dependente não consegue interromper ou uma vez que começa a usar não consegue controlar as quantidades de droga que usa.

ü  A substituição progressiva de atividades importantes como o lazer ou trabalho pelo uso da droga.

ü  A persistência do uso da droga apesar das suas consequências negativas.

ü  A presença de fissura, ou seja, uma vontade muito grande, quase incontrolável de usar a droga que pode aparecer a qualquer hora do dia ou da noite.

O tratamento para a dependência química deve contar com atendimento composto por multiprofissionais, como psiquiatra, clínico geral, psicólogos, entre outros. Além disso, cabe ao poder público promover ações educativas focadas na prevenção ao consumo de drogas e álcool, como o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, que acontece no Brasil todo dia 20 de fevereiro.

A luta contra o consumo de drogas e álcool ganhou ainda mais força quando a Organização das Nações Unidas (ONU) considerou a dependência química um transtorno cerebral como estão listados outros problemas psiquiátricos e neurológicos.

 

© 2015 Santa Rita Comercial Ltda. Todos os direitos reservados.